Nas Notícias

Especialistas humanitários em ação em Moçambique multiplicaram por oito numa semana

Os especialistas humanitários em ação nas operações de socorro e assistência às vítimas do ciclone Idai e das cheias em Moçambique quase multiplicaram por oito numa semana, segundo um balanço hoje divulgado pelas autoridades moçambicanas.

O número de especialistas humanitários, que ainda não tinha sido atualizado desde o dia 20, foi hoje publicado e cresceu de 120 para 945.

Estes especialistas têm permitido que haja uma subida contínua do número de pessoas salvas e colocadas em centros de acomodação, num total que hoje chega a 140.784, mais 5.206 que na quinta-feira.

As operações têm contado com 22 helicópteros, 42 barcos, 25 aviões, três fragatas, 15 camiões e 30 telefones satélite.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na quinta-feira que a fase de resgate e salvamento terminou, não deixando de haver equipas em alerta para qualquer emergência, mas a prioridade é agora prestar assistência às pessoas afetadas.

Segundo o balanço hoje publicado pelas autoridades moçambicanas, o número de mortos subiu para 493, há para 1.523 feridos e 839.748 pessoas afetadas pelo desastre natural no centro do país.

Em destaque

Subir