Tecnologia

Especialistas do MIT estão a desenvolver tecnologia Wireless ‘supersónica’

wi fi 1A principal mudança está em criar uma forma da informação não ser perdida quando é partilhada através de redes sem fios. Nos testes já realizados pelos investigadores, velocidade de transferência foi mais de 10 vezes superior.

As redes Wireless, ou sem fios, há muito que fazem parte do nosso quotidiano. Seja para aceder à rede no trabalho, em casa, ou para conseguir conexão no seu smartphone num local público, já não se passa sem esta tecnologia.

Contudo, existem ainda algum ceticismo na hora de optar pelo cabo ou pelo Wireless. A verdade é que as velocidades sem fios continuam a ser mais lentas, mas o caso pode mudar de figura em breve, pelo menos, as velocidades podem ficar mais próximas.

Uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em colaboração com algumas universidades norte-americanas e europeias, está a trabalhar numa nova tecnologia que promete aumentar bastante a rapidez das redes sem fios.

Trata-se sobretudo de impedir que os dados sejam perdidos durante a transferência. Alguns estudos revelam que, em cada ligação, cerca de 5 por cento dos dados são perdidos na ‘viagem’ do dispositivo emissor para o dispositivo recetor. Com estas perdas, as ligações acabam por ser atrasadas, logo, a velocidade diminui.

Para já, ainda não são conhecidas mais especificações desta nova tecnologia. Conhecem-se apenas os resultados dos testes.

Nos mesmos, realizados pela equipa do MIT, a velocidade de transferência de dados em redes Wireless foi mais de 10 vezes superior, tanto em situações em que o utilizador está parado, como em situações em que vai a bordo de um carro, por exemplo.

Em destaque

Subir