Nas Notícias

Especialistas discutem o Ensino Superior pós-Bolonha

‘O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança’ é o mote para uma profunda reflexão de âmbito internacional sobre prós e contras da implementação do Processo de Bolonha no Ensino Superior. Nos dias 5 e 6 de novembro, o Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) será o palco para o debate, procura dar resposta a questões como as que se seguem.

Bolonha foi mesmo uma grande janela de oportunidades para o Ensino Superior Europeu? Em que sentido se pode afirmar que a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem efetivamente aumentou? Que barreiras, contradições e obstáculos encontramos no quotidiano das instituições de ensino superior?

Ao longo dos dois dias do congresso, estas e outras questões vão ser debatidas por peritos nacionais e internacionais na implementação do Processo de Bolonha.

Carlos Moedas (Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação), António Sampaio da Nóvoa e representantes de organismos nacionais e europeus de avaliação e acompanhamento do Processo de Bolonha são alguns dos participantes.

Segundo Cristina Albuquerque, da comissão organizadora do congresso, “é uma oportunidade única de refletir, de forma crítica, aberta e consequente, com prestigiados conferencistas, europeus e nacionais, sobre os impactes do chamado Processo de Bolonha no ensino superior e sobre as perspetivas de futuro que se evidenciam”.

O grande objetivo desta reflexão, frisa a também Subdiretora da FPCEUC, “é, no final, produzir referenciais, orientados para o futuro, estratégicos e globais, sobre o Processo de Bolonha.

Ou seja, recomendações que possam influenciar uma nova fase de ação no Espaço Europeu de Ensino Superior”.

O congresso ‘O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança’ integra-se também nas comemorações do aniversário da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, que no dia 4 de novembro assinala 35 anos de existência.

Em destaque

Subir