Nas Notícias

Espanha é cada vez mais o principal cliente de Portugal

Espanha foi em 2017 o principal cliente e fornecedor de Portugal, enquanto Portugal é o quarto cliente de Espanha e o seu oitavo fornecedor, segundo dados do INE e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Em 2017, havia 6.770 empresas portuguesas a exportar para Espanha, um aumento de 20 por cento relativamente ao ano anterior.

No ano passado, as exportações para Espanha subiram 7,3 por cento para 13.885,9 milhões de euros, e as importações de bens de Madrid avançaram 8,5 por cento para 22.091,0 milhões de euros, o que correspondeu a um saldo da balança comercial para Portugal negativo em mais de oito mil milhões de euros.

Espanha tem desde 07 de junho um novo Governo, liderado Pedro Sánchez (PSOE), na sequência da aprovação da moção de censura contra o Executivo de Mariano Rajoy (PP), colocando o país sob a atenção da restante Europa, uma vez que o novo primeiro-ministro tem o desafio de governar com a escassa minoria que tem no parlamento.

Madrid é o principal cliente e fornecedor de Lisboa, enquanto Portugal é o quarto cliente de Espanha e o seu oitavo fornecedor, segundo dados de 2017 do INE – Instituto Nacional de Estatística e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Já no primeiro trimestre deste ano, as exportações de bens portugueses para Espanha subiram 0,5 por cento no primeiro trimestre deste ano, para 3.609,3 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 7,9 por cento para 5.668,1 milhões de euros, segundo dados do INE.

Nos primeiros três meses do ano, o saldo da balança comercial era negativo para Lisboa em 2.058,8 milhões de euros.

De acordo com dados do INE, os veículos e outro material de transporte, agrícolas, metais comuns, vestuário e plásticos de borracha são os cinco produtos mais exportados para Espanha.

No ano passado, as vendas de veículos e outro material de transporte (com um peso de 11,5 por cento no total das exportações para Espanha) cresceram 11,8 por cento, para 1.596,2 milhões de euros, com as agrícolas (10,9 por cento) a progredirem 15 por cento, para 1.511,1 milhões de euros.

Já as exportações de metais comuns (10,7 por cento) cresceram 22,6 por cento em 2017, face a igual período do ano anterior, para 1.490,8 milhões de euros e as de vestuário (9,7 por cento) diminuíram 0,9 por cento, para 1.350,4 milhões de euros.

No que respeita às exportações de serviços, no primeiro trimestre subiram 14,1 por cento para 751,1 milhões de euros, e as importações aumentaram 11,8 por cento para 729,6 milhões de euros, o que representa um saldo da balança comercial positivo para Lisboa de 127,6 milhões de euros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias