Mundo

Espanha: Vários feridos e detenções em manifestação contra a classe política espanhola

espanha bandeiraVários manifestantes foram detidos e outros ficaram feridos num protesto que está a decorrer em Madrid, contra as medidas de austeridade e a classe política espanhola. A manifestação, autoproclamada “Cerca o Congresso”, defende a “desobediência civil” e pretende dar início a uma assembleia permanente de cinco dias junto ao Congresso espanhol.

De acordo com as informações divulgadas pelos serviços de emergência, a tensão intensificou-se quando um dos manifestantes tentou mudar uma das barreiras que dividia as forças de segurança dos milhares de protestantes presentes. Três dos feridos foram transportados para um hospital da zona, depois de agentes especializados terem chegado às imediações do Congresso para travar os ânimos.

Neste momento, o dispositivo de segurança envolve mais de 1300 agentes e elementos de 30 dos 52 grupos operacionais das Unidades de Intervenção Policial espanhola. As autoridades declararam “tolerância zero” para com qualquer manifestante que pretenda invadir ou cercar o Congresso.

Sob palavras de ordem contra a austeridade, o protesto, convocado nas redes sociais, pretende dar um cartão vermelho à classe política espanhola, derrubar o executivo de Mariano Rajoy e elaborar uma nova Constituição.

Esta manifestação decorre a uma semana da apresentação do “draft” do Orçamento de Estado para 2013, no qual deverão estar integradas reformas estruturais, novas medidas de austeridade e a utilização dos fundos da Zona Euro para a recapitalização do setor bancário.

Em destaque

Subir