Economia

Espanha vai ter de ser resgatada, mas ainda não sabe quando

EuroA Espanha vai ter de ser resgatada. Esta é a convicção da Comissão Europeia, expressa através do porta-voz do comissário para os assuntos económicos e monetários. O ‘adjunto’ de Olli Rehn só não sabe “quando é que as autoridades nos vão pedir ajuda”.

Cresce a convicção de que a Espanha, apesar de ‘too big to fail’ (demasiado grande para cair), vai ter mesmo de recorrer à ajuda externa. A teoria está cada vez mais perto de se tornar uma realidade para a Comissão Europeia (CE), ao ponto do porta-voz de Olli Rehn, o comissário europeu para os assuntos económicos e monetários, já ter admitido tratar-se apenas duma questão de tempo.

“Não sei dizer-vos quando é que as autoridades espanholas nos vão pedir ajuda”, afirmou Amadeu Altafaj, durante uma conferência de imprensa realizada em Bruxelas. Para o ‘adjunto’ de Olli Rehn, a crise espanhola “tem que ser seguida” atentamente para que o resgate seja atempado. O principal óbice à quantificação do montante necessário é a verdadeira dimensão do ‘buraco’ no sistema bancário de Espanha.

Em destaque

Subir