Economia

Espanha: Possíveis soluções para a recapitalização do Bankia

mariano_rajoyNa passada sexta-feira o banco espanhol Bankia apresentou um plano de reestruturação, que envolve um empréstimo estatal no valor de 19 mil milhões de euros. O presidente espanhol, Mariano Rajoy, ainda não deu a conhecer nenhuma alternativa para a recapitalização do banco. Já o banco de investimentos RBC Capital Markets diz que Espanha só dispõe de três alternativas técnicas.

A situação é preocupante e Rajoy ainda não surgiu com um plano de recapitalização do Bankia, depois deste ter pedido na passada sexta-feira um empréstimo ao Estado espanhol de 19 mil milhões de euros. O banco de investimentos RBC Capital Markets apresentou três hipóteses para solucionar este problema financeiro.

A primeira seria a entrada do Estado no Bankia, o qual seria obrigado a comprar dívida pública com o capital injetado, levando os títulos ao Banco Central Europeu onde aí iria obter a liquidez necessária.

O único problema que o especialista do RCB, Nobert Null, vê aqui é o aumento da dívida pública neste mesmo valor, estimulando as taxas do mercado secundário e a emissão de dívida no primário.

Já a segunda hipótese aponta para um resgate parcial através de um empréstimo do Fundo Europeu de Estabilidade (FEEF) ou do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), podendo assim adquirir uma posição no Bankia com a entrega de obrigações do fundo europeu, ao invés de dinheiro.

Como na primeira hipótese, o Bankia poderia depois usar essas obrigações do fundo para se financiar junto do BCE, sendo assim o modelo seria semelhante ao utilizado na recapitalização da banca grega. 

Mas, Mariano Rajoy tentou afastar esta possibilidade, conforme afirmou na conferência de imprensa da passada segunda-feira, garantindo que “não haverá um resgate externo à banca espanhola”.

A terceira e última alternativa técnica, é o desejo de Rajoy da injeção de capital no Bankia diretamente feito pelo FEEF ou pelo MEE sem o vínculo do estado espanhol.

Esta terceira teoria não prejudicaria o endividamento público e melhoria da qualidade dos ativos no balanço dos bancos, segundo o analista especializado do RBC Capital Markets.

Em conclusão, o RBC aponta a segunda alternativa como a selecionada para a recapitalização do Bankia. Assim, o Estado espanhol melhorará o seu acesso ao mercado primário.

Em destaque

Subir