Economia

Espanha obrigada a antecipar metas do défice faz cortes adicionais

bruxelasBruxelas obrigou Espanha a fazer cortes adicionais, que permitam atingir em 2012 as metas estabelecidas para 2013. O Governo tem agora de atingir um défice de 5,3 por cento do PIB já no corrente ano. Na reunião do Eurogrupo, o executivo de Rajoy comprometeu-se a baixar o défice para três por cento, no próximo ano.

As novas metas do défice que Espanha terá de cumprir em 2012 (5,3 por cento do Produto Interno Bruto) implicam um corte adicional na despesa, calculado em cinco mil milhões de euros. 

E o governo espanhol assume esse compromisso, após a revisão da União Europeia. Madrid pretendia que o défice pudesse chegar aos 5,8 por cento, mas Bruxelas disse ‘não’, o que foi aceite pelo país vizinho.

“A Espanha está comprometida com o ajuste orçamental. E a recomendação feita por Bruxelas será bem acolhida pelo governo espanhol”, afirmou Cristóbal Montoro, ministro das Finanças espanhol.    

Nesta reunião do Eurogrupo, Espanha comprometeu-se ainda a descer o défice para três por cento do PIB em 2013. Para o conseguir, o executivo de Mariano Rajoy terá de cortar na despesa de forma expressiva: 35 mil milhões de euros em 10 meses.

Em destaque

Subir