Economia

Espanha: Estado vai nacionalizar Banco Financiero y de Ahorros

banco_financiero_ahorrosBanco Financiero y de Ahorros será privatizado, com o Estado espanhol a investir 4465 milhões de euros, resultantes de um empréstimo. Segundo o Ministério da Economia de Espanha, a operação prevê converter esse empréstimo em ações.

O Estado espanhol – país que enfrenta um cenário de crise e níveis de desemprego ainda mais elevados – manifestou a intenção de nacionalizar o Banco Financiero y de Ahorros (BFA), com um investimento de 4465 milhões de euros, verba conseguida através de um empréstimo.

Realizada esta operação, o Estado deterá 45 por cento do Bankia, banco que integra o BFA. Segundo se lê na nota divulgada pelo Ministério da Economia espanhol, esta operação financeira envolverá o valor “estritamente necessário” para conseguir o objetivo de sanear a instituição.

Estes 4465 milhões de euros constituem precisamente a verba que o Estado espanhol emprestou ao BFA em 2008, recorda a agência espanhola EFE. O valor será agora convertido em ações.

O Governo espanhol decidiu avançar com esta operação por considerar que seria difícil recuperar essa verba, durante os próximos cinco anos. Por outro lado, o Estado caminha no sentido de assegurar a solvência da instituição bancária.

O executivo garante, desde já, tranquilidade às pessoas que têm depósitos no BFA, além de transmitir aos mercados uma mensagem de que a instituição bancária dispensa entrada de mais capital, nesta altura.

Esta operação já foi confirmada de forma oficial pelo Banco de Espanha, que adianta que foi realizada uma conversação de um empréstimo do Estado espanhol em ações ordinárias do do Banco Financero e de Ahorros. O Estado passa a ser o maior acionista do BFA.

Em destaque

Subir