Tecnologia

ESET alerta para novo ataque de ransomware em Portugal

Virus_PC_900A ESET, empresa pioneira em soluções de segurança, alerta para um aumento significativo de emails perigosos que podem levar à instalação de ransomware nos computadores. Esta ameaça bloqueia de imediato o acesso a todos os dados de utilizadores e empresas e exige um resgate para o desbloqueio.

As incidências deste malware têm sido especialmente altas na Europa, América do Norte, Austrália e Japão, sendo que em Portugal, o Nemucod já constituiu 27 por cento de todas as ameaças detetadas pelos sistemas de proteção da ESET.

Esta ameaça que chega por email disfarça-se de fatura, aviso ou documento oficial e no caso de ser executada tem a capacidade de instalar diversas formas de ransomware nos computadores das vítimas, levando a que utilizadores e empresas paguem avultadas somas de dinheiro para recuperarem os seus dados.

Para além de uma boa solução antivírus instalada no computador, existem algumas regras de ouro que nunca deverá negligenciar:

Não abra quaisquer anexos que receba por email e que sejam provenientes de utilizadores desconhecidos. Faça cópias de segurança regulares dos seus dados. Em caso de infeção conseguirá sempre recuperar o que perdeu.

No caso de utilizar um disco externo não o tenha sempre ligado ao computador, para prevenir eventuais infeções. Por último, atualize sempre o seu sistema operativo e todos os programas que tem instalados no computador.

Em destaque

Subir