Nas Notícias

Escutas a Sócrates: Conversa com Ricardo Salgado revelada pela Sábado

Excertos das escutas a José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, são hoje publicados pela revista Sábado. É caso de uma conversa com Ricardo Salgado, que o convida para um jantar com “uns amigos comuns, alentejanos”, como Henrique Granadeiro.

O ex-primeiro-ministro foi alvo de escutas durante mais de um ano, o que deu origem a 3076 páginas de transcrições de telefonemas e mensagens escritas, ainda de acordo com a revista.

Entre os excertos revelados pela Sábado destaca-se uma conversa entre José Sócrates e Ricardo Salgado, o antigo ‘dono disto tudo’, com o ex-presidente do BES a sugerir um almoço com Henrique Granadeiro, outro dos arguidos da Operação Marquês.

“Porque é que não vem… jantar a minha casa?”, convidou Ricardo Salgado, com Sócrates a responder que fazia “imenso gosto” em aceitar o convite.

“Até podemos convidar uns amigos comuns, alentejanos”, acrescentou o ex-banqueiro, referindo-se a Henrique Granadeiro, que o Ministério Público acusa de ser um ‘operacional’ do Grupo Espírito Santo na PT.

As escutas citadas pela revista envolvem também Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que para os procuradores funcionava como testa de ferro, o advogado Daniel Proença de Carvalho e a (então) namorada Fernanda Câncio, entre outros.

Nas conversas, o ex-primeiro-ministro “ter-se-á incriminado, mas também pediu favores, distribuiu insultos, críticas e elogios a muita gente conhecida”, garante a Sábado.

Em destaque

Subir