Nas Notícias

Escuta a Passos Coelho no caso “Monte Branco” validada por Noronha de Nascimento

passos coelhoA conversa gravada a José Maria Ricciardi, na qual o presidente do BESI fala com o primeiro-ministro, pode ser utilizada em tribunal. Na edição de hoje, o Expresso assegura o presidente do Supremo, Noronha de Nascimento, aceitou validar a conversa que envolve Passos Coelho.

A conversa em que Passos Coelho foi escutado pode ser utilizada em tribunal, no âmbito do processo “Monte Branco”. A gravação não tinha o objetivo de captar as declarações do primeiro-ministro, mas sim as do presidente do BES Investimento (BESI), José Maria Ricciardi.

A investigação a Ricciardi, devido à suspeita de tráfico de influências, corrupção e informação privilegiada no caso das privatizações da REN e EDP, acabou por intercetar “fortuitamente” uma conversa entre o banqueiro e Passos Coelho.

Ao saber da situação, o primeiro-ministro mostrou-se tranquilo quanto ao conteúdo do diálogo, mas apreensivo pela quebra do segredo de justiça: “se aquilo que aquele jornal refere tem aderência à realidade, significa que houve uma quebra no segredo de justiça. E desse ponto de vista é preciso saber o que é que se passou para que essa ilegalidade tivesse acontecido”.

José Maria Ricciardi assegurou que em todas as conversas, fossem com governantes ou não, sempre cumpriu a Lei: “não configura ilicitude, irregularidade ou sequer censura o eventual protesto ou desabafo da minha parte perante membros da Administração Pública, destinado justamente a evidenciar a necessidade de garantir a transparência das regras do concurso e a assegurar a igualdade de oportunidades facultadas aos concorrentes”.

Em destaque

Subir