Tecnologia

Escritor indiano Salman Rushdie ganha batalha contra o Facebook

salman_rushdie_1Em causa estava o cancelamento por parte da rede social quanto ao seu nome. Salman Rushdie, como é conhecido em todo o mundo, viu a sua conta no Facebook bloqueada pois os responsáveis achavam que o perfil era falso.

As políticas restritas do Facebook relativamente à escolha do nome já são conhecidas em todo o mundo, praticamente desde que a rede social foi criada, em 2003. Agora, um simples bloqueio de uma conta originou uma autêntica batalha de um utilizador, mas não um qualquer.

Salman Rushdie, escritor indiano, conhecido em todo o mundo por obras como ‘Versículos Satânicos’ ou ‘O último suspiro do mouro’, viu o acesso ao Facebook ser-lhe barrado. A rede afirmou durante muito tempo que o seu perfil era falso, e que apenas se poderia registar como Ahmed, o seu primeiro nome.

Salman naturalmente não concordou e iniciou a luta. Teve mesmo, imagine-se, de enviar uma cópia em formato digital do seu passaporte. Com uma larga audiência no Twitter, o escritor foi falando do caso também naquela rede social, onde as mensagens sobre o Facebook rapidamente se espalharam por milhares de pessoas. As mesmas acabaram por surtir efeito. Passadas algumas horas, a rede social corrigiu o erro e reativou a conta de Salman tendo também publicado uma nota pública onde pediu desculpas ao indiano.

Em destaque

Subir