Nas Notícias

Escolas portuguesas podem candidatar-se para oferecer fruta a alunos carenciados

Inclusão social e reforço alimentar são as metas da ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’, uma iniciativa solidária da APCOI que registou 3300 alunos candidatos nos dois anos letivos anteriores.

Neste ano o Natal chegou mais cedo para as crianças que mais precisam: a APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil anunciou esta manhã a abertura das candidaturas para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ destinado à oferta semanal de cabazes de fruta fresca aos alunos mais carenciados das escolas portuguesas.

As candidaturas estão abertas a partir de hoje e prolongam-se até 2 de fevereiro de 2018.

Podem candidatar-se para receber este apoio ao reforço alimentar dos alunos todas as salas de jardim de infância e turmas de 1º ciclo do ensino básico de estabelecimentos públicos e privados, de qualquer distrito ou região do país, incluindo Madeira e Açores, através do seguinte link.

Recorde-se que 65 por cento das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, não ingere fruta diariamente na quantidade recomendada, segundo os dados nacionais mais recentes.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, afirmou que “nos dois anos letivos anteriores, através do fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ foi possível apoiar 430 crianças com a oferta de cabazes de fruta todas as semanas.”

As turmas que recebem fruta no âmbito da ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’ têm muitos alunos com escalão A e B de Acção Social Escolar.

A fruta oferecida é ‘fresca, da época e adquirida localmente’ e cada aluno recebe pelo menos uma peça para cada dia da semana, clarifica o responsável da APCOI.

Esta missão só termina quando todas as crianças que chegam à escola de barriga vazia e que não trazem lanche por dificuldades financeiras da família possam beneficiar deste apoio.

“Nos últimos anos tivemos mais de 3300 alunos candidatos, mas para fazermos chegar a fruta a todas as crianças que precisam, é necessária a ajuda de todos os portugueses”, acrescenta Mário Silva.

Para que nenhuma criança carenciada fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta importante causa e contribuir para melhorar a vida dos alunos em situação de carência alimentar.

Para isso, basta fazer uma chamada para o número 760 45 00 60. O custo da chamada é de 0,60€ (+ IVA) e reverte como donativo para o fundo solidário ‘Missão 1 Quilo de Ajuda’. Por cada chamada está a doar um quilo de fruta.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias