Insólito

Escola castiga menina que rapou o cabelo em solidariedade com vítimas de cancro

charlotte 210charlotteUma aluna do Reino Unido foi suspensa porque violou o “padrão visual” definido pela escola ao rapar o cabelo. Charlotte Duggan tinha vendido o cabelo para ajudar as vítimas de cancro, depois da avó ter vencido um tumor na mama.  Ganhou quase 1200 euros e uma suspensão escolar.

Charlotte Duggan, de 12 anos, foi suspensa pela escola, em Basingstoke (Reino Unido), por ter violado o “padrão visual”. A jovem rapou o cabelo para ajudar as vítimas de cancro, mas o estabelecimento de ensino sustenta que enviou uma circular informativa sobre o “padrão visual” a adoptar, incluindo o penteado. Durante dois dias, Charlotte foi impedida de assistir às aulas e isolada do resto da turma.

“Não tinha como pedir permissão à escola para raspar o cabelo porque eu estava de férias”, defendeu-se a jovem, citada pelo Daily Mail: “acho que suspensão é só quando é um caso de mau comportamento. Fiquei muito chateada com isso e não sei como poderá afetar a minha educação”.

Foi nas férias que Charlotte Duggan, em homenagem à avó que venceu (após nove anos de luta) um cancro da mama, optou por rapar e vender o cabelo. A iniciativa valeu quase 1200 dólares, entregues a associações de solidariedade para com as vítimas de cancro.

“É absolutamente ridículo tentarem fazer com que ela se sentisse como se tivesse feito algo errado”, criticou a mãe, que terá recusado a sugestão da escola de Charlotte assistir às aulas com um lenço a cobrir a cabeça.

O castigo apenas reforçou a vontade solidária da jovem. Nos dois dias em que esteve suspensa, Charlotte começou a organizar um seminário para explicar aos restantes alunos os motivos pelos quais se associou ao programa de combate ao cancro da mama.

Em destaque

Subir