Nas Notícias

Escócia: A Rainha “ronronou” e o primeiro-ministro pede desculpas (com vídeo)

ronronar O triunfo do “não” no referendo da Escócia deixou a Rainha a “ronronar de contentamento”. A revelação partiu do primeiro-ministro, David Cameron, que agora quer reunir-se com Isabel II para pedir desculpa por ter quebrado a confidencialidade das conversas entre ambos.

O primeiro-ministro do Reino Unido meteu ‘a pata na poça’ e agora assume, publicamente, que vai pedir desculpas à Rainha.

Em causa está a revelação de que Isabel II “ronronou de contentamento” – palavras de Cameron – quando soube que o “não” triunfou no recente referendo na Escócia, que levou a votos a causa independentista.

O caso recorda o escândalo das conversas privadas entre o então ministro das Finanças de Portugal, Vítor Gaspar, com o homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, antes de uma reunião do Eurogrupo. Nenhum dos ministros reparou que a TVI estava a gravar e a estação acabou por exibir a conversa.

Foi o que aconteceu com David Cameron, apanhado pela Sky News a comentar o referendo na Escócia com Michael Bloomberg, o antigo autarca de Nova Iorque (EUA), durante uma pausa na Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Penso que a definição de alívio é ser primeiro-ministro do Reino Unido e telefonar à Rainha a dizer ‘está tudo bem, está tudo ok’. Ela ronronou de contentamento ao telefone”, afirmou o primeiro-ministro britânico.

Tal como aconteceu em Portugal, a estação britânica entendeu que a conversa, apesar de privada, tinha relevância pública devido à forma como um governante revelou a um estrangeiro uma conversa com a chefe de Estado, bem como a expressão utilizada para exprimir o contentamento de Isabel II.

Depois do escândalo rebentar, Cameron assumiu ter ficado “extremamente embaraçado” com uma situação que lamentou “profundamente”.

“Era uma conversa privada, mas que não deveria ter tido lugar e isso não se repetirá”, reconheceu o primeiro-ministro britânico, anunciando que pretende reunir com a Rainha para lhe apresentar as desculpas em pessoa.

Fica, assim, uma questão em aberto: vai Isabel II ronronar de contentamento com o pedido de desculpas de Cameron?

Em destaque

Subir