Motores

Esapekka Lappi estreia-se a vencer no WRC

Esapekka Lappi escreveu mais uma página da história do Campeonato do Mundo de Ralis ao vencer o Rali da Finlândia, que se concluiu este domingo após três dias de intensa batalha nas rápidas classificativas das estradas do ‘país dos mil lagos’.

O jovem finlandês da Toyota assumiu o comando da prova em definitivo no segundo dia, num duelo com o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala, e com o abandono deste devido a problemas mecânicos no Yaris WRC passou a gerir a vantagem sobre a restante concorrência.

Na curta última etapa da prova, com apenas quatro especiais, Lappi deixou o protagonismo para outros, nomeadamente os seus companheiros de equipa, Latvala – que voltou à corrida para tentar os pontos da ‘Power Stage’ – e Juho Haninen, que mesmo assim não conseguiu fazer nada para ir além do terceiro lugar, apesar de ter ficado a apenas 0,3s do segundo classificado.

Foi uma tirada onde as expetativas da subida ao pódio de Teemu Suninen caíram por terra, já que o finlandês da M-Sport – apenas no seu segundo rali num WRC – não evitou uma saída de estrada no penúltimo troço.

Quem ficou a ganhar com este percalço foi Elfyn Evans, que assim, e contra todas as previsões, acabou a prova na segunda posição a 36 segundos do vencedor.

Embora Latvala pretendesse ganhar a Power Stage e obter os pontos correspondentes, foi Ott Tanak quem conseguiu esse feito, com Evans a ser segundo nessa derradeira classificativas, onde Thierry Neuville realizou o terceiro tempo.

Mas mais importante do que isso para o belga da Hyundai foi a sexta posição, que o deixa completamente lançado na discussão pelo título, já que o seu principal adversário, Sébastien Ogier, sai da Finlândia sem pontos depois do acidente que sofreu no primeiro dia.

Classificação final

1º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) 2h29m26,9s
2º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 36,0s
3º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 36,3s
4º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 1m01,5s
5º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m22,6s
6º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m33,1s
7º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 1m53,6s
8º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 3m12,6s
9º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 4m11,5s
10º Mads Ostberg/Tomas Eriksen (Ford) + 4m21,2s

Em destaque

Subir