Economia

Erros nas contas obrigam Portugal a devolver 1,4 milhões de euros à Comissão Europeia

bruxelasPortugal terá de devolver 1,4 milhões de euros à Comissão Europeia, depois de um acerto feito por Bruxelas, relativo a 2008, que detetou erros nas contas. No total, e apenas no que diz respeito à política agrícola, a Comissão espera recuperar 54,3 milhões de euros.

Parte da verba destinada a promover a política agrícola, de que Portugal é beneficiário, terá de ser devolvida a Bruxelas, depois de ser encontrado um erro nas contas de 2008. A Comissão Europeia exige que Portugal entregue 1,4 milhões de euros, relativos ao apoio à agricultura. Só nesta área, Bruxelas pretende reaver 54,3 milhões, de todos os estados-membros.

Mas esta correção da Comissão Europeia outros países e outras áreas. Só a Espanha, de acordo com dados divulgados hoje por Bruxelas, tem uma ‘fatura’ de 131,3 milhões de euros para entregar. Por seu turno, Itália recebeu indevidamente 98,9 milhões de euros a mais e a Grécia 71,5 milhões. São os países do sul da Europa que estão sob a mira de Bruxelas.

As verbas deste acerto de contas – que resultam de um mecanismo normal de apuramento de contas – farão parte do orçamento da União Europeia.

 

Em destaque

Subir