Nas Notícias

“Erro humano” na origem da morte de utente após sessão de fototerapia em hospital de Braga

hospital sao marcosUm “erro humano” esteve na origem da morte de uma utente, de 61 anos, na sequência de uma sessão de tratamento por fototerapia no Hospital de São Marcos, em Braga. A comissão executiva promete tomar “todas as diligências necessárias, nomeadamente no âmbito disciplinar”.

Um “erro humano” no Hospital de São Marcos, em Braga, causou a morte a uma utente de 61 anos. Um comunicado emitido pela comissão executiva da unidade clínica admite que “as conclusões do processo de averiguações apontam para a ocorrência de um erro humano na programação do equipamento utilizado no tratamento de fototerapia”, levando a utente a ser transferida para a Unidade de Queimados do Hospital de São João, no Porto, onde acabaria por morrer.

A utente, que há sete anos recorria ao São Marcos para tratar um problema de pele com sessões de fototerapia, morreu por ter sido submetida a um excesso de radiações. Na semana passada, após a sessão, apresentou o corpo coberto por bolhas e queixas de sentir-se muito quente, levando à transferência para o Porto. A família alegou que a sessão durou 20 minutos, ao invés dos cinco habituais.

“Atendendo à gravidade do sucedido”, o Hospital de São Marcos procedeu “de imediato” ao processo de identificação de medidas suplementares que possam obstar a ocorrência de novos erros, apresentou o relatório das averiguações às autoridades competentes e prometeu tomar “todas as diligências necessárias, nomeadamente no âmbito disciplinar”.

Na mesma nota, a comissão executiva “lamenta profundamente” a morte da utente e manifesta “total disponibilidade” para apoiar a família.

O processo de averiguações do hospital já está concluído, mas continua a decorrer o processo aberto pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, que pode culminar com uma participação ao Ministério Público, para seguimento do processo em via judicial.

Em destaque

Subir