Fórmula 1

Erro de Vettel ‘dá’ triunfo a Hamilton na Alemanha

O domínio de Sebastian Vettel no Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1 não fazia antever que tudo se ‘precipitasse’ e um erro do alemão da Ferrari desse a vitória ao seu principal rival no campeonato.

Depois de ter arrancado muito bem da ‘pole position’, ter liderado mesmo após as primeiras paragens nas boxes, Vettel viu o seu mundo ‘desabar’, quando em plena zona do Estádio (curva Sachs) do Circuito de Hockenheim saiu de pista.

“My mistake (erro meu)” admitiu de imediato via rádio para a sua equipa o alemão ainda dentro do Ferrari # 5. Uma prova que parecia ganha face a um Lewis Hamilton obrigado a uma recuperação do 15º lugar da grelha, ‘foi por água abaixo’ para o até então líder do campeonato.

As gotas de chuva poderiam explicar o raro erro de Sebastian Vettel, mas a perda de um elemento da asa dianteira do seu SF71H pode ajudar a explicar o que sucedeu. Certo é que Valtteri Bottas ficava na frente da prova, antes de rumar às boxes para trocar para pneus intermédios, aproveitando a situação de ‘safety car’ que se seguiu à saída de pista de Vettel.

Hamilton iria seguir o exemplo do seu companheiro de equipa não fosse a sua equipa ordenar o contrário já quando o Campeão do Mundo estava a caminho da via das boxes. Essa súbita alteração de planos, certamente relacionada com as previsões meteorológicas mais atualizadas da equipa Mercedes, acabaram por deixar o britânico na frente de Bottas e de Kimi Raikkonen quando a corrida foi retomada para as voltas finais.

O último lugar do pódio conseguido pelo finlandês foi um ‘magro’ consolo para a Ferrari, que esperava voltar a vencer no terreno da sua grande adversária. Mas o dia foi certamente pior para a Red Bull, que depois de ver Daniel Ricciardo abandonar, com um cilindro do motor do carro # 3 partido.

A equipa de Milton-Keynes ainda cometeu um erro estratégico ao chamar Max Verstappen para trocar para pneus intermédios quando a corrida ainda estava sob bandeiras amarelas. Como resultado o holandês foi obrigado a uma terceira passagem pelas boxes para montar pneus ultra macios.corrida”, remata o Tetracampeão do Mundo.

O aparecimento de alguns pingos de chuva também ‘semeou’ algum caos no meio do pelotão, e quem se deu melhor conseguiu um melhor resultado. Foi o caso de Nico Hulkenberg, que emergiu como o melhor dos outros, levando o seu Renault à quinta posição final, também mercê de uma boa estratégia, tal como Romain Grosjean, que começou mal a corrida mas que a terminou na sexta posição, sendo o único piloto da Haas a pontuar, depois de Kevin Magunssen ter estado nessa posição ao longo de quase toda a prova.

Sergio Perez iniciou a corrida como melhor representante da Force India, e acabou nessa posição, mas o mexicano teve enormes dificuldades ao longo da prova, fazendo-se valer de uma boa tática, que também serviu o seu companheiro de equipa Esteban Ocon, já que depois de arrancar da segunda metade do pelotão ainda conseguiu pontuar.

O facto de cometerem menos erros que vários dos seus adversários – nomeadamente Pierre Gasly e Charles Leclerc – também ajudaram Marcus Ericsson e Brendon Hartley a completarem o top dez.

Classificação final

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 4,535s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 6,732s

4º Max Verstappen (Red Bull) + 7,654s

5º Nico Hulkenberg (Renault) + 26,609s

6º Romain Grosjean (Haas) + 28,871s

7º Sergio Perez (Force India) + 30,556s

8º Esteban Ocon (Force India) + 31,750s

9º Marcus Ericsson (Sauber) + 32,362

10º Brendon Hartley (Toro Rosso) + 34,197s

Em destaque

Subir