Economia

Erro da Uber lesa motoristas em mais de 40 milhões de euros

A Uber pode ter de reembolsar os cerca de 50 mil motoristas que tem nos EUA devido a um suposto erro na fórmula de pagamento. A empresa cobrava a comissão sobre cada viagem antes de deduzir as despesas com impostos e taxas.

De acordo com uma reportagem do jornal The Wall Street Journal, trata-se do segundo erro em prejuizo dos trabalhadores que a empresa confessado nos últimos três meses.

“Estamos comprometidos em pagar a cada motorista cada cêntimo que lhes devemos, acrescidos de juros, o mais rápido possível”, garantiu a Uber, num comunicado assinado pela chefe de operações, Rachel Holt.

Isto porque, nos últimos dois anos e meio, a plataforma de transporte (ou táxi, depende das interpretações) não processou os reembolsos aos motoristas como devia.

Os termos de serviço e política referem que a Ubra cobra uma percentagem sobre cada viagem, mas esses 25 por cento são retirados após a dedução das despesas com impostos e taxas: ou deveriam ser, pois a comissão tem sido cobrada sobre o valor total da viagem.

Um erro que pode custar cerca de 40 milhões de euros à empresa, que tem ao serviço, nos EUA, cerca de 50 mil motoristas.

“Estamos a trabalhar arduamente para recuperar a confiança dos nossos motoristas, e isso significa ser transparente e manter a nossa palavra”, refere ainda o comunicado da Uber.

Em destaque

Subir