Nas Notícias

Ermesinde tem a primeira rua 100 publicidade

Já imaginou viver numa rua sem publicidade não endereçada? Em Ermesinde já é possível através de uma iniciativa que une a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Ermesinde e a empresa Lipor.

Estas entidades selecionaram a Rua Padre Avelino de Assunção, perto da Igreja de Ermesinde, como a primeira “Rua 100 publicidade” da freguesia de Ermesinde, situada no concelho de Valongo.

A ideia passa por ter uma rua ‘limpa’ de folhetos ou revistas de publicidade, que habitualmente são colocados nas caixas de correio e muitas das vezes acabam na rua.

Tal iniciativa surgiu no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos de 2018, que decorreu entre os dias 17 e 25 de novembro mas não se esgota neste espaço temporal, visto que daqui em diante… os ‘panfletos’ nas caixas de correio desta rua ‘já eram!’

“Urge reduzir esta produção de papel que nos chega diariamente por correio e muitas vezes vai diretamente para reciclar”, salienta a Lipor em comunicado.

A empresa, que é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos por outros municípios como Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, espera que a ideia se prolongue a outras localidades.

De acordo com dados da Lipor, no ano de 2017, foram produzidas nas suas áreas de intervenção “cerca de 15.500 toneladas de resíduos de prospetos e folhetos publicitários”.

De agora em diante, a Rua Padre Avelino de Assunção, em Ermesinde, deixará de contar para esta estatística.

Em destaque

Subir