Categorias: MundoNas Notícias

Erdogan apresenta queixa contra opositora turca por “insulto ao Presidente”

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan apresentou hoje queixa contra uma opositora que acusa de “injúria”, por ter referido que o chefe de Estado qualificava de “terroristas” os eleitores que não votam em si.

A queixa, que visa Meral Aksener, dirigente do partido de direita Iyi (Bom), foi apresentada pelos advogados do Presidente turco na procuradoria de Ancara, referiu a agência noticiosa estatal Anadolu.

Em causa, as declarações de Aksener na quarta-feira em Denizli (oeste), durante um comício de campanha para as eleições municipais de 31 de março.

“Como vão, queridos habitantes de Denizli que o Presidente da República qualifica de terroristas?”, referiu a opositora no início da sessão.

“Há 17 anos que essa pessoa conduz uma política que nos divide e nos lança uns contra os outros”, acrescentou Aksener, que já dirigiu o Ministério do Interior.

Estas declarações implicaram uma reação imediata de Erdogan, que tem acentuado as críticas a esta dirigente de um partido da oposição, em detrimentos dos ataques lançados contra o seu principal opositor, Kemal Kiliçdaroglu, chefe dos sociais-democratas do CHP.

O Presidente turco é regularmente acusado pelos seus opositores de diabolizar os que não votam na sua pessoa, e de ter polarizado profundamente a Turquia desde a sua chegada ao poder em 2003, assinala a agência noticiosa AFP.

Nos seus discursos políticos, Erdogan tem acusado dirigentes dos partidos da oposição, em particular o pró-curdo e de esquerda HDP, mas também o CHP; de estarem a soldo de diversas “organizações terroristas”.

Esta expressão designa a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ou o movimento do predicador Fethullah Gülen, acusado pelas autoridades de Ancara de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016.

Milhares de pessoas foram perseguidas ou condenadas na Turquia nos últimos anos por insultos a Erdogan, um crime passível de um a quatro anos de prisão.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias