Mundo

Equipas escavam túnel lateral para chegar ao menino que caiu num poço em Málaga

Várias equipas de resgate estavam hoje de manhã a escavar um túnel lateral para tentar resgatar uma criança de dois anos que no domingo caiu num poço junto à necrópole da Tumba Del Moro, local turístico em Málaga, Espanha.

A subdelegada do Governo espanhol em Málaga, María Gámez adiantou hoje que o novo túnel vai ajudar as equipas de resgate, que não conseguiram extrair terra do poço (que tem 110 metros de profundidade e 25 centímetros de diâmetro) com máquinas de sucção pesada durante os trabalhos noturnos.

A subdelegada do governo em Málaga adiantou que as equipas começaram a abrir um túnel lateral de cerca de 80 metros, aproveitando a inclinação da montanha, para tentar chegar à área onde se presume estar o pequeno Yulen.

Os trabalhos começaram às 07:00 (08:00 hora de Lisboa), depois de as equipas de resgate terem tentado retirar terra do buraco para encontrar a criança.

No entanto, as máquinas utilizadas para o efeito detetaram uma massa compacta que não pode ser removida, a cerca de 73 metros de profundidade.

María Gámez explicou que a alternativa mais segura é abrir um túnel paralelo ao poço onde caiu o menino.

“Existem fatores determinantes na operação: a segurança da criança e a estabilidade do terreno, que dificulta o trabalho”, disse.

Uma centena de pessoas participam da operação de resgate da criança desde as 14:00 de domingo, quando o pai do menino e o serviço 112 avisaram a Guarda Civil que ele tinha caído no poço, um buraco para prospeção e busca de água naquela zona de serra.

Para o local foram destacados elementos do serviço 112, do Consórcio Provincial de Bombeiros, Proteção Civil, a Equipa de Resgate e Intervenção de Montanha (EREIM) de Álora e Granada, submarinistas e bombeiros de Málaga.

Algumas empresas privadas estão a ajudar nas buscas fornecendo equipamento para tentar localizar a criança.

Segundo o jornal El País, o buraco onde o menino caiu, que estava desprotegido e sem qualquer sinalização, fica muito próximo do dólmen do Cerro de la Corona, local turístico também conhecido como Tumba del Moro, na Andaluzia.

Em destaque

Subir