Desporto

Equipas B: FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães saltam fora

liga_portuguesa_futebolA novidade foi avançada no final do ano passado, como pode ver aqui, e previa a entrada de seis equipas B para a Liga de Honra da próxima temporada, que se inicia em agosto. Porém, um novo ‘acordo de solidariedade’ faz com que três clubes suspendam para já os projetos.

FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães podem não alinhar no novo desenho da Liga de Honra na próxima temporada, que previa a entrada de um total de seis equipas B na prova. A proposta, aprovada a 14 de dezembro por unanimidade, na Assembleia-Geral da Liga de Clubes, iria permitir que FC Porto, Benfica, Sporting, SC Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo tivessem uma segunda equipa a disputar o campeonato do segundo escalão do futebol português. Com essa mudança, a Liga de Honra, na próxima época, passaria a ter 22 equipas, não 16, e 42 jornadas, ao invés das 30 atuais. Entre outras regras, estas equipas B não podiam subir para a primeira divisão, mas poderiam cair para a segunda B.

O projeto era este, foi aprovado, mas agora pode estar em risco de nem sequer começar. Tudo porque, em reunião magna realizada na Liga de Clubes na passada sexta-feira, foram apresentadas propostas para que estas seis equipas fiquem obrigadas a prescindir de uma parte dos lucros com publicidade e direitos televisivos, lucros esses que revertem para um género de fundo de solidariedade para com os restantes clubes da Liga de Honra.

O objetivo parece ser evitar casos de dificuldades económicas, ordenados em atraso, entre outros problemas que cada vez mais se sucedem no futebol português.

Para já, apenas FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães ‘ameaçam’ cancelar o projeto de equipa B. Benfica, Sporting e Marítimo ainda não comentaram o caso.

Contudo, resta ainda aguardar pela decisão final por parte da Liga de Clubes. Caso os três clubes desistam do projeto, e caso os restantes não optem pelo mesmo caminho, podem abrir-se assim vagas para equipas B. O Nacional da Madeira é alegadamente uma das equipas que estará disponível para arrancar como uma formação secundária no segundo escalão do futebol português.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto das equipas B.

Em destaque

Subir