Mundo

Equipa de universitários toma conta de avião não tripulado dos EUA

droneÉ conhecido por ‘Drone’ e é normalmente utilizado pelo governo norte-americano em cenários de guerra. Universitários do Texas quiseram provar que afinal é mais fácil sequestrá-los do que se pensa.

Uma equipa de estudantes da Universidade de Austin, estado norte-americano do Texas, acedeu a uma avião não tripulado do governo e tomou mesmo o controlo do aparelho. Os investigadores afirmam que conseguiram aceder via GPS e a partir daí poderiam ter feito o que quisessem.

Este ‘roubo’ de um ‘Drone’, como são conhecidos, foi efetuado pelos estudantes no sentido de alertar os responsáveis norte-americanos para os perigos que estes aviões podem constituir, sobretudo em cenários de guerra.

Noel Sharkey, um especialista norte-americano neste tipo de aparelhos, alerta para a ameaça: “Se enganarmos o avião, a partir de localizações erradas de GPS, podemos enchê-lo de explosivos e enviá-lo contra um prédio”, afirma.

Entretanto, as autoridades norte-americanas já estão a investigar este caso no sentido de melhorar a segurança dos ‘Drones’.

Em destaque

Subir