Mundo

Equipa da ONU visada por disparos na Síria

Uma equipa de segurança da ONU foi visada por disparos, nesta terça-feira, em Douma, Síria, durante uma missão de reconhecimento para preparar uma deslocação dos peritos internacionais que investigam o ataque químico a 07 de abril.

Os elementos da equipa “não sofreram ferimentos e regressaram a Damasco”, disse um responsável da ONU, citado pela agência France-Presse sob anonimato.

Os peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) só podem avançar no terreno depois da autorização das equipas de segurança da ONU.

O ataque a Douma, no qual morreram pelo menos 40 pessoas e mais de 500 foram afetadas, esteve na origem dos ataques lançados na madrugada de sábado por aviões de combate dos EUA, França e Reino Unido contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Bashar al-Assad da autoria do ataque químico, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirma que ele foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.

Em destaque

Subir