Motores

Equipa da Letónia vence as 24 Horas de Fronteira

Igor e Rudolf Skoks e Arvis Pikis vieram da Letónia para vencer a 20ª edição das 24 Horas TT de Fronteira, que este fim de semana se disputaram no famoso terródromo da vila alentejana, impondo-se aos comandos de um Mitsubishi Pajero T1.

A tripla do Báltico, que em 2015 tinha sido segunda classificada, teve deste vez mais sorte, tirando partido dos problemas mecânicos que afetarem as duas equipas que seguiam à sua frente.

O ‘segredo’ dos irmãos Skoks e de Arvis Pikis foi a sua extrema consistência ao longo de toda a prova, capitalizando depois a sua posição para estar no sítio certo na hora certa para tirar partido dos problemas alheios.

Também beneficiados com os problemas ocorridos à sua frente foram os franceses Stéphane Barbry e Pierre e Louis Lauille, segundos aos comandos de um Saved Oryx, enquanto os italianos Michele de Nora, Carlo Cinotto e Paolo Bachella subiram ao último lugar do pódio, apesar dos problemas de caixa de velocidade no seu Mini 4All Racing da X-Raid na fase final da prova.

O evento decidiu-se a uma hora do final, pois a equipa de Igor Skoks seguia na terceira posição quando o veio primário do MPP Evo 3 de Thierry Charbonnier, Paulo Marques, Alexandre Ré e José Pimenta e ‘condenou’ o quarteto luso-francês ao abandono.

Pouco depois, já a meia hora do fim, seria a vez de Mário e Alexandre Andrade, Cédric Duple, Yann Morize e Luís Ribeiro desistirem, com problemas de embraiagem no AC Nissan Proto. O que promoveu o Mitsubishi Pajero da equipa letã à primeira posição e à vitória na prova.

Atrás dos três primeiros destacaram-se André Bastet e o Propulsion Springbok, quartos no final e a melhor equipa portuguesa, formada por Victor Conceição, Nuno Pires e Tiago Rodrigues, quintos classificados aos comandos de uma Nissan Navara.

Depois de se ter sagrado bicampeão português em Portalegre, Ricardo Porém juntou-se a outro campeão nacional, Pedro Grancha. Os dois portugueses partilharam o MMP Rally Raid com Laurent Poletti e Ronald Basso e tinham como objectivo lutar pela vitória. Mas problemas no turbo do carro hipotecaram qualquer hipótese de ganharem a prova organizada pelo ACP. A equipa ficou em 10º, a 12 voltas dos primeiros classificados.

Na categoria T2, os vencedores foram Carlos Faustino, Hélder Cordeiro, Rui Pinho, Pedro Lopes e Jorge Caetano. A equipa do Nissan Pathfinder acabou no 13º posto absoluto e ganhou à Nissan Navara da equipa de Rómulo Branco que, depois de muitas horas na frente, se atrasou de forma irremediável devido à quebra, por duas vezes, dos triângulos de suspensão dianteiros direitos do modelo japonês.

Em destaque

Subir