Nas Notícias

Equipa da BBC forçada a assinar confissão falsa pela polícia chinesa

Uma equipa de reportagem da BBC foi alvo de uma emboscada na província de Hunan, no centro da China. Os jornalistas foram agredidos e as câmaras foram todas estragadas. A equipa ainda foi obrigada a fazer uma confissão forçada onde alegam ter tentado obter uma ‘entrevista ilegal’.

A equipa da BBC dirigiu-se até à aldeia de Xingu, na província de Hunan, para entrevistar Yang Linghua que garante que o seu pai foi assassinado na sequência de uma disputa de terras com o governo local. Esta mulher está entre os milhares de chineses que procuram justiça, conhecidos como ‘peticionários’.

“Assim que chegámos à aldeia de Yang Linghua ficou claro que eles [a polícia] estavam à nossa espera”, contou John Sudworth, um repórter da BBC que vive e trabalha na China há vários anos, confessando que nunca tinha assistido a algo semelhante.

“A estrada para a sua casa estava bloqueada por um grupo de pessoas, que em poucos minutos assaltaram-nos, agrediram-nos e partiram todas as nossas câmaras”, acrescentou.

O repórter conta que a polícia começou a deter os jornalistas e que obrigaram a equipa de reportagem a assinar uma confissão falsa, para então entregarem as câmaras de filmar já partidas.

“Foi uma situação que envolveu violência, intimidação e uma confissão forçada na qual me vi obrigado a pedir desculpa por ‘um comportamento com impacto negativo’ e por tentar levar a cabo uma ‘entrevista ilegal’, contou o jornalista no site da BBC.

Veja aqui o vídeo:

Em destaque

Subir