Ciência

Equipa de cientistas descobre que parte do cérebro que reconhece rostos continua a crescer nos adultos

Foi hoje divulgado numa revista científica que um grupo de cientistas descobriu que a parte do cérebro humano que possibilita o reconhecimento de rostos continua a crescer quando somos adultos.

A equipa de cientistas descobriu que a zona do cérebro que ajuda a reconhecer os rostos aumenta de tamanho nos adultos e a zona que ajuda a reconhecer os lugares mantém-se igual, de acordo com o estudo publicado hoje na revista ‘Science’.

Antes os cientistas acreditavam que o desenvolvimento do cérebro levava à eliminação de conexões entre neurónios que não funcionam ou são usados poucas vezes.

A equipa internacional de cientistas foi liderada por Jesse Gómez, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, quis investigar esta questão para compreender melhor a atividade cerebral que assegura o reconhecimento facial.

Na investigação participaram 22 crianças, entre os cinco e os doze anos, bem como 25 adultos, entre os 22 e os 28 anos, que foram submetidos a ressonâncias magnéticas, de modo a comparar os tecidos cerebrais dos diferentes participantes.

Segundo o estudo, o objetivo era comparar os resultados de provas de reconhecimento de rostos e lugares com os dados revelados pelas imagens das regiões do cérebro que se encarregam dessas funções.

Uma das conclusões a que chegaram foi que a capacidade de reconhecer rostos melhora entre a infância e a idade adulta.

Em destaque

Subir