Nas Notícias

Equinócio da Primavera assinalado com google doodle a 20 de março, dia de mudança de estação

doodle primaveradoodle equinocio primaveraEm 2014, o Equinócio da Primavera chega antecipado, a 20 de março, em vez do tradicional 21. Nesta quinta-feira, às 16h57, muda a estação e despedimo-nos do inverno, em Portugal. Um google doodle assinala estas vicissitudes da natureza… Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito,

A primavera começa hoje, dia 20 de março, às 16h57, hora do Equinócio da Primavera, assinalado com um google doodle, que dá cor à nova estação.

A mudança de estação dá-se, por norma, e em termos populares, a 21 de março, mas a ciência tem a força de contrariar a tradição. E assim a estação que floresce entra hoje, dia 20, quando o relógio estiver perto das 17 horas, em Portugal Continental e na Madeira, e uma hora mais cedo nos Açores.

Às 16h57 porquê? Porque é o momento em que se dá o Equinócio da Primavera, em Portugal. É o momento em que o Sol cruza o equador celeste. O equinócio de hoje assinala também a data em que dia e noite têm exatamente a mesma duração.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações. Com a primavera, os dias vão passar gradualmente a ser mais longos, fenómeno que terminará com o equinócio do outono.

Depois do equinócio desta quinta-feira, a duração dos dias altera-se, em razão da distância para a linha do equador. Em Portugal, o dia ganha um minuto em cada 24 horas, até à chegada do verão.

Ushuaia é uma das cidades mais a sul do planeta. E Spitsbergen é a localidade mais a norte. Mas em Ushuaia e em Spitsbergen a mudança é de 15 de minutos a mais por dia.

A diferença é que na cidade argentina o sol vai nascer às 10h30 e pôr-se às 22h46, enquanto na ilha de Spitsbergen o sol nasce às 04h52 e põe-se às 17h21.

Com a nova estação, fica agendada uma mudança da hora: no último domingo do mês, o pôr-do-sol ocorre uma hora mais tarde.

O Equinócio da Primavera merece honras de doodle, com letras que florescem quando regadas. É a arte da Google ao serviço da ciência e da recriação, numa tradição não tão forte como a primavera, ou como um equinócio, mas que não passa ao lado de ninguém.

Em destaque

Subir