Nas Notícias

Época balnear arranca hoje com novas regras sanitárias

A época balnear tem hoje início, em algumas partes do país, com novas regras nos acessos à praia, devido à pandemia de covid-19.

As novas regras implicam o distanciamento físico de metro e meio entre diferentes grupos, sendo que chapéus de sol, toldos ou equipamentos similares têm de estar distanciados por três metros.

Os equipamentos de apoio, como bares e restaurantes, ficam com a lotação máxima reduzida a 50 por cento da capacidade, tendo de higienizar os espaços no mínimo quatro vezes por dia.

Equipamentos de uso individual, como chuveiros, espreguiçadeiras, cinzeiros ou gaivotas, têm de ser higienizados “diariamente ou sempre que ocorra a mudança de utente”.

A regra mais importante, no entanto, não está quantificada e depende do “bom senso” dos utentes, como tem insistido o Governo: trata-se da lotação de cada praia.

À entrada das praias vai existir uma “sinalética tipo semáforo”, sendo que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).

“Em caso de incumprimento grave das regras pelas concessionárias ou pelos utentes”, a praia pode mesmo ser fechada pelas autoridades.
A época balnear teve hoje início no Algarve e na região Tejo e Oeste.

Em destaque

Subir