Nas Notícias

Entrega o IRS pela internet? As Finanças podem não o permitir

deco_irs_financas

Se entrega a declaração de IRS pela internet prepare-se: pode não o conseguir fazer. O portal das Finanças emitiu um comunicado sobre os “Browsers suportados na entrega de IRS” e deixou de fora dois dos navegadores mais usados.

Em causa está o Java, a linguagem informática usada pela aplicação para preencher a declaração. Face às vulnerabilidades do Java, os principais navegadores estão a deixar de permitir que os sites usem esta linguagem.

Quem usa o browser mais popular, o Edge (da Microsoft), ou o rival do Google, o Chrome, não vai poder entregar o IRS pela internet.

O plug-in para usar o Java no Firefox é complicado de instalar para o utilizador comum, pelo que entregar a declaração pela internet pode tornar-se, este ano, num verdadeiro pesadelo.

“Em meados 2015, alguns dos fabricantes de browsers internet anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI”, salienta o comunicado das Finanças: “Em consequência disso as versões mais actuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais, que requerem processos complexos de introdução, edição e validação de informação, bem como mecanismos de segurança adaptados ao meio web”.

O portal recomenda a “instalação de outros browsers gratuitos como o Internet Explorer, o Firefox, o Safari (para Mac OS X) ou a utilização da aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS”.

Pode ler a explicação na íntegra aqui.

Em destaque

Subir