Ciência

Entrámos no verão com lua cheia, o que só se repetirá em 2062

O dia de ontem, 20 de junho, foi o mais longo do ano, no hemisfério norte, que teve cerca de 17 horas de luz. O solstício de verão marca, por outro lado, uma inversão: os dias começam a ficar mais curtos, a partir de agora, num fenómeno que se arrasta até 21 de dezembro. O Stonehenge foi local de culto, chamando milhares de pessoas para assistir ao pôr do sol do solstício de verão.

Vinte de junho é o dia do solstício de verão, neste ano, que marca o início da estação, no hemisfério norte, e o começo do inverno, no hemisfério sul. No hemisfério norte, este é o dia mais longo do ano. No hemisfério sul, sucede exatamente o contrário.

Acresce que o dia do solstício coincidiu com a strawberry moon – a chamada ‘lua de morango’. E só daqui a 70 anos se verificará esta conjugação de fenómenos no mesmo dia.

Aliás, a última vez que ocorrera esta coincidência entre lua de morango e solstício foi em 1967. Resta agora aguardar por 21 de junho de 2062 para que se repita a coincidência de eventos no mesmo dia.

Por esta altura, o Stonehenge é local de culto, chamando milhares de pessoas para assistir ao pôr do sol do solstício de verão.

Segundo define a astronomia, o solstício de verão é o momento em que o Sol, visto a partir da Terra, atinge a maior inclinação, em latitude, a partir da linha do Equador. Em junho, ocorre no hemisfério norte. Já no mês de dezembro verifica-se no hemisfério sul.

O termo “solstício” deriva do Latim e é formado por duas palavras: “Sol” e “sistere” [algo que não se move].

Numa análise a esta formação de palavras pode dizer-se que “solstício” quer dizer “sol que não se mexe”, ou “sol parado”, uma vez que quem o observa tem a sensação de que está a olhar para algo que não se move, durante um lapso de tempo, quer ao nascer, quer ao pôr do Sol.

Nesta segunda-feira, entrámos, portanto, no verão. E a Google recorda-nos desse facto com um doodle que nos informa do primeiro dia da estação do ano. Quando entrar na página principal do motor de busca, é informado do adeus à primavera, com arte.

O verão chegará ao fim a 22 de setembro, às 14h21 (assim determina a astronomia), dando lugar ao outono.

Até lá, outra ciência, a meteorologia, promete muito sol e calor. E são precisamente essas as previsões, para os primeiros dias da nova estação.

Em destaque

Subir