Mundo

Entra hoje o ano do macaco, o ano novo chinês

Ano Novo China 2016 Macaco A 8 de fevereiro, a China entra no ano novo, o ano do macaco, quando os ocidentais cumprem já o segundo mês de 2016.

Nesta segunda-feira, os chineses entram no ano novo. Na China, há estas diferenças de entrada de ano, uma vez que as fases da Lua são consideradas pelo calendário chinês.

E por isso o ano novo, para os chineses, entra sempre em dias diferentes – ao mesmo tempo que diferentes animais regem o novo ano. Assim, em 2016 será o ano do macaco, um dos 12 animais do horóscopo.

Mas não é apenas a data que difere. A forma de comemoração naquele país asiático também não é igual à que se verifica no ocidente.

Enquanto em Portugal, por exemplo, se aguarda a meia-noite para abrir uma garrafa de champanhe e se desejar aos mais próximos os votos de um novo ano feliz, na China a celebração dura 15 dias.

Em Hong Kong, milhares de pessoas assistem a um desfile noturno, com danças e alegorias que recebem o novo ano. Noutras zonas do país, a efeméride, que tem grande simbolismo, é assinalada com fogo de artifício.

Os países do oriente seguem um calendário tradicional, distinto do ocidental. As disparidades entre estes calendários fazem com que a data de início de cada ano novo chinês se verifique sempre em dias diferentes, todos os anos.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que terão atendido ao chamamento do Buda, para uma reunião. Somente 12 ter-se-ão apresentado e Buda, em agradecimento, fez deles os signos da astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cão e o porco.

Em 2016, será o ano do macaco. O ano do macaco regressará, depois, só em 2028.

Em destaque

Subir