Nas Notícias

Ensino: Finlândia versus Portugal

sala aulasala aulaA Finlândia vai inflectir o seu sistema de ensino, a partir de 2016. Vai adaptar a Escola a um mundo que está a mudar a grande velocidade. Vão-se manter as disciplinas tradicionais, coabitando com outros saberes em que os estudantes vão participar na definição dos currículos, na escolha dos temas e meios de avaliação.

No fundo, há uma modernização de pensamento educativo. Procura-se ter na sala de aula algo que transcende o habitual numa disciplina, havendo um conjunto de tópicos que exigem saberes oriundos de diferentes disciplinas e que serão trabalhados de forma transversal.

Sempre achei que o ensino está completamente desfasado da realidade actual. Uma das causas é o avançar de idade de muitos professores e um ministério centralizador e contra a inovação. Com a idade, a capacidade de adaptação e de aceitar o que é novo é mais complicada. Por outro lado, ministros que mudam tudo quando chegam é mau.

A perspectiva redutora que se centra nos conteúdos, no cumprimento do programa der para onde der, não interessando como se aprende e assimila a matéria. Prevalecendo uma lógica rígida e imutável, em vez de uma visão curricular mais integrada e flexível.

A Escola em Portugal tem por hábito mudar tudo constantemente, em que cada ministro quer deixar a sua marca, em vez de haver um desígnio de educação traçado a médio e longo prazo, independente de governos e ministros.

Por outro lado, sempre achei que se falava muito em nome dos alunos, sem estes serem ouvidos e achados. Os alunos devem ser o centro e a razão da existência da escola.

Em Portugal, os pais têm excesso de poder e intervenção na Escola. A Escola não é dos pais, mas dos alunos, professores e pessoal não docente. Esta trilogia, mais as suas instalações, são o paradigma de uma escola de sucesso com cada vez mais autonomia pedagógica e financeira.

O objectivo de um aluno, na escolaridade obrigatória, deve ser estabelecer metas globais e clarificar os objectivos de todas as disciplinas, dar ênfase a práticas de cooperação na sala de aula e promover conhecimentos e competências multidisciplinares, através do estudo e tópicos que serão feitos com a colaboração entre vários professores na sala de aula.

O Mundo à nossa volta está a mudar a uma velocidade vertiginosa e cria novos desafios para a educação. No futuro, para não dizer já hoje, uma vida sem internet, sem um smartphone é inconcebível.

Mas também, saberes de educação, comportamentos e atitudes de boas maneiras para com os outros e nós próprios. Uma coisa é a instrução, outra também muito importante é a educação.

Conheço muitos doutores que são mal-educados e sem maneiras. É na Escola que temos que perceber o que vale a pena aprender, fomentar uma modo de vida sustentável, como reagir à constante mutação do mundo em que vivemos, como melhorar a cultura escolar.

No fundo é fundamental tornar o ensino, numa vertente prática e útil para quem abandona os bancos da escola.

É importante aumentar a motivação e alegria de aprender dos alunos.

Todavia o que se faz em Portugal, apesar de durante anos andarem a dizer que a Finlândia deveria ser a nossa referência, é exactamente o contrário. A reforma do ensino é mais centralizadora, em programas demasiado extensos, excessivamente prescritos, na definição de metas curriculares, excesso de trabalhos de casa, etc.

Portugal anda sempre atrasado a implementar reformas oriundas de outros países e modelos que foram testados. O seu atraso talvez fosse benéfico ao ver o que de mal foi experimentado noutros países e adoptar o que é melhor.

O ensino tem que se adaptar aos novos tempos, aumentar a motivação e alegria de aprender coisas importantes e não obsoletas.

Em destaque

Subir