Cultura

Enforcado em cena, ator italiano fica em coma na vida real

Coma A realidade ultrapassou a ficção: uma personagem enforcada em palco, numa peça de teatro experimental, levou a que o ator ficasse em coma na vida real. Se sobreviver, Raphael Shumacher, de 27 anos e que continua em estado crítico, bem pode agradecer aos espetadores.

Foi uma pessoa do público quem notou que a cena da forca era muito ‘real’ e entrou em palco, aliviando a corta em volta do pescoço de Raphael Shumacher, que estava mais apertada do que era suposto.

O incidente ocorreu durante ‘Mirages’, uma peça de teatro experimental que está em exibição no Teatro Lux, no centro histórico de Pisa, a cidade conhecida pela torre inclinada.

Numa das cenas, a personagem interpretada por Raphael Shumacher morre enforcada. Porém, numa das exibições do último fim de semana, o drama tornou-se real e o ator entrou em coma.

De acordo com a imprensa local, Raphael Shumacher não está a responder ao tratamento, o que tem provocado uma degradação do estado de saúde.

O caso está a ser investigado pela polícia, que já interrogou o restante elenco, os membros da produção e alguns dos espetadores que assistiram ao enforcamento.

Tudo aponta para que tenha sido um acidente e, curiosamente, as duas teses mais prováveis são avançadas por jornais… ingleses.

Para a BBC, Raphael Shumacher mudou o suicídio (fictício) sem avisar o resto da equipa, usando a corda para se enforcar ao invés de uma arma (falsa).

Por sua vez, o The Times refere que na cena do enforcamento deveria ter sido usado um arnês e uma caixa como apoio, mas nenhuma das duas proteções foi usada no momento do incidente.

“O laço na corda deveria ser falso e cordas de segurança deveriam tê-lo sustentado caso ele caísse”, adiantou um dos atores, citado sob anonimato pelo Il Giorno: “Não consigo explicar como um acidente destes aconteceu”.

Em destaque

Subir