Nas Notícias

Enfermeiros do HSA debatem qualidade e efetividade dos cuidados prestados aos utentes

medico3A equipa de enfermagem do Hospital de Santo André (HSA) vai debater a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos seus utentes no VI Encontro de Enfermagem, que se realiza nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório deste hospital.

A iniciativa pretende debater a importância dos cuidados de enfermagem enquanto instrumento de apoio na educação para a saúde de doentes, com patologias diversas, como portadores de diabetes e obesidade, no acompanhamento dos utentes na preparação do seu regresso a casa, após período de internamento, etc..

O evento tem ainda como objetivo avaliar o percurso da instituição no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem aos seus utentes, tendo em conta a importância do seu contributo na garantia da qualidade dos seus serviços que garante à comunidade. O VI Encontro de Enfermagem pretende, simultaneamente, desenvolver a discussão de temas orientada por valores como a competência, integridade e solidariedade.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do HSA, explica que “a exigência e a expectativa dos nossos utentes têm contribuído largamente para a busca incessante da excelência nos serviços prestados, o que implica uma maior aposta ao nível da formação e conhecimento técnico-científico dos nossos profissionais”. Neste contexto, o VI Encontro de enfermagem irá, “através de uma visão partilhada, abordar e discutir vários temas que contribuam para a efetividade na garantia dos cuidados de saúde prestados”, sublinha a Comissão Organizadora. “A qualidade dos serviços prestados aos nossos utentes é encarada como o produto final de todas as ações desenvolvidas pelos nossos profissionais”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração do HSA.

A abertura do VI Encontro de Enfermagem terá início às 9h30 de 13 de outubro, com a conferência ‘O que somos, o que queremos’, presidida por Helder Roque, que irá apresentar uma perspetiva futura na saúde hospitalar da região de Leiria. A partir das 10h15, decorre o painel ‘Efetividade da Educação para a Saúde da Pessoa Portadora de Diabetes e Obesidade’, onde serão abordados vários temas relacionados com a consciencialização e educação para a saúde dos doentes diabéticos, bem como a avaliação de um programa de intervenção ao nível das competências comportamentais e emocionais de adolescentes obesos. Entre as 12h30 e as 13h00 estará patente uma exposição de posters realizados pelos participantes do encontro.

Durante a tarde a partir das 14h30, o painel ‘Preparação do Regresso a Casa: Do Hospital ao Contexto Familiar’ irá debater temas afetos ao acompanhamento e preparação dos doentes no regresso a casa, por parte dos profissionais de enfermagem, em contexto de adaptação a próteses, a doentes ostomizados e em situações de pós-parto e durante o período de aleitamento. Ainda durante a tarde, a partir das 16h00, serão realizados em simultâneo os workshops ‘Yoga do Riso’ e ‘O Yoga como terapia do stress’.

O segundo dia do VI Encontro de Enfermagem do Hospital de Santo André terá início às 09h30 com o painel ‘Instrumento de Apoio à Prática de Enfermagem no Tratamento de Feridas’, com enfoque no tratamento da úlcera de pressão e na úlcera da perna, da ferida cirúrgica e do pé diabético. Após a pausa para o almoço, haverá espaço para comunicações livres entre as 14h30 e as 16h00, seguindo-se o painel ‘Impacto dos Procedimentos e Técnicas da Qualidade nos Ganhos em Saúde’, que irá avaliar os resultados dos cuidados de enfermagem no HSA, salientando a importância das auditorias internas e o seu contributo na melhoria dos cuidados prestados aos doentes.

Em destaque

Subir