Mundo

Enfermeiros celebram Dia Mundial: Ordem quer aproximar-se dos cidadãos

Dia Mundial do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio. Em 2011, a Ordem dos Enfermeiros define como objetivo uma maior aproximação entre a classe e o cidadão, chamando os próprios profissionais de saúde para esta missão. Bastonária anuncia a criação de um email, com a finalidade de permitir um elo de comunicação.

E para cumprir esta missão, a Ordem apresentou uma medida simbólica, simples, que representa a preocupação de proximidade da classe: a criação de um email para denunciar práticas de saúde que suscitem reclamações.

Assim, os cidadãos insatisfeitos que se sintam vítimas de “desigualdade ou falta de acessibilidade” podem apresentar essa reclamação. O endereço é [email protected].

Mas esta proximidade pretende, mais do que promover a possibilidade de queixas, criar elos entre os cidadãos e a classe representada pela Ordem. E aqui os enfermeiros têm um papel essencial a cumprir.

Segundo refere a bastonária Maria Augusta Sousa, em declarações à Rádio Renascença, “a Ordem dos Enfermeiros assumirá a responsabilidade de verificar a informação, reencaminhando a que for da responsabilidade de entidades terceiras”.

Em destaque

Subir