Ciência

Encontraram o Philae, o robô perdido num cometa (com vídeo)

As câmaras instaladas na sonda Rosetta detetaram o robô Philae, escondido no cometa 67P. A descoberta ocorre a menos de um mês do final da missão.

Uma imagem captada a partir da sonda espacial Rosetta revela onde se encontra o módulo Philae. “A busca chegou ao fim! Encontrei Philae!”, pode ler-se, num tweet da conta oficial da sonda Rosetta.

A menos de um mês para o fim da missão, as câmaras da sonda Rosetta detetaram o robô Philae, escondido numa fenda do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

“A apenas um mês do final da missão Rosetta, estamos felizes por ter finalmente fotografado Philae e observá-lo num detalhe incrível”, revela Cecilia Tubiana, elemento da equipa OSIRIS e a primeira pessoa a ver as imagens ontem transmitidas da Rosetta.

A aterragem da sonda Philae no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko representou uma primeira vez na ‘conquista do Espaço’, já que nunca antes o Homem conseguira colocar nenhum objeto num cometa.

O Philae iria permanecer alguns meses no cometa, numa missão histórica que tem como objetivo analisar aquele corpo celeste, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Tratou-se da primeira vez que um objeto construído no Planeta Azul foi transportado para um cometa – neste caso a cerca de 500 milhões de quilómetros da Terra, onde se situava, na origem, o 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Durante meses, a sonda Philae permaneceria naquele corpo celeste, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA)

Além da origem da Terra, o módulo Philae iria estudar a composição dos cometas e o modo como o Sol os influencia. Trata-se de uma das mais importantes missões jamais realizadas pelo Homem.

O Philae foi separado num módulo que pousou no mesmo cometa, 10 anos após o lançamento da sonda Rosetta, que se encontra a 6,5 mil milhões de quilómetros da Terra.

A única falha da missão levou o Philae para longe do ponto escolhido pelos cientistas. Este imprevisto levou o robô para uma zona de relevo acidentado e com pouca exposição à luz solar, que iria alimentar as suas baterias.

As comunicações com o equipamento ficaram assim comprometidas. Em junho de 2015, deu-se um despertar, mas a 9 de julho de 2015 o Philae deixou de dar sinais de vida. O fim definitivo das comunicações deu-se por decisão dos cientistas, a 27 de julho de 2016.

A sonda Rosetta vai terminar a sua atividade a 30 de setembro. Pousará no cometa, mas continuará a enviar registos para os cientistas.

“Depois de meses de trabalho, com o foco e as evidências a apontar cada vez mais para este local candidato de aterragem, sinto-me muito animado por finalmente termos esta imagem muito importante de Philae sentado em Abydos”, salienta Laurence O’Rourke, da ESA.

Recorde aqui a aterragem do Philae.

Em destaque

Subir