Cultura

Encontrado o navio que levou a bomba atómica e deu origem a um filme (veja o trailer)

Foram finalmente descobertos os destroços do USS Indianapolis, o cruzador que levou para junto do Japão os componentes que permitiram fabricar a bomba atómica largada em Hiroxima. A descoberta surge um ano após o filme USS Indianapolis ter passado pelas salas de cinema de todo o mundo.

Coube à equipa do Petrel, o navio de investigação que pertence a Paul Allen (o cofundador da Microsoft), encontrar os destroços do cruzador norte-americano afundado por um submarino japonês a 30 de julho de 1945.

“Encontrámos destroços do USS Indianapolis no Mar das Filipinas, a 5500 metros de profundidade. [Número] 35 no casco é a primeira evidência”, revelou Paul Allen, através do Twitter.

A descoberta pode esclarecer melhor os contornos dos momentos finais da II Guerra Mundial, em especial quanto ao lançamento da bomba atómica em Hiroxima (EUA). Foi este cruzador da Marinha norte-americana que levou, para as Marianas, os componentes que permitiram fabricar a bomba.

“Poder homenagear os corajosos homens do USS Indianapolis e suas famílias através da descoberta de um navio que desempenhou um papel tão significativo para o fim da II Guerra Mundial é verdadeiramente uma honra”, salientou Paul Allen.

A 30 de julho de 1945, poucos dias após ter descarregado o urânio para o núcleo da ‘Little Boy’ (a bomba atómica que seria largada a 6 de agosto desse ano) o USS Indianapolis foi afundado por um submarino I-57 da Marinha japonesa.

A história final do cruzador foi a base do filme USS Indianapolis: Men of Courage, estreado a 24 de agosto de 2016. Veja o trailer:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=63R548WHUGX8

Em destaque

Subir