Mundo

Encontradas mais duas vítimas do Ontake, o vulcão que abanou o Japão

ontakeO Japão continua a contar as vítimas causadas pela erupção do Ontake, a 27 de setembro. No recomeço das buscas, interrompidas por três dias devido à passagem do tufão Phanfone, as equipas de resgate encontraram mais dois cadáveres.

Dois corpos foram hoje encontrados no Ontake, o segundo maior vulcão do Japão, que entrou em erupção 27 de setembro.

As operações de busca tiveram de ser interrompidas durante três dias, uma vez que a passagem do tufão Phanfone pelo arquipélago nipónico provocou deslizamentos de terras.

No recomeço das operações, as equipas de resgate encontraram, hoje, mais dois cadáveres, o que elevou o total de vítimas mortais para 53.

Recorde-se que, a 27 de setembro, a erupção do Ontake, um vulcão com uma altura de 3067 metros, apanhou desprevenidas as centenas de montanhistas que escalavam as encostas.

A maioria das vítimas mortais e dos 69 feridos foi apanhada por pedras ‘cuspidas’ pelo vulcão.

No domingo ainda se procediam às buscas quando as chuvas intensas, trazidas pela tempestade tropical, obrigaram a uma interrupção que acabou por durar até hoje.

Esta erupção do Ontake já se tornou na segunda mais grave do Japão desde 1926, quando o Tokachi, na ilha de Hokkaido, levou à morte de 144 pessoas.

Em destaque

Subir