Economia

Empréstimos a particulares e empresas voltam a cair em abril

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação continuaram a cair (-1,4 por cento) em abril, assim como os empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (-1,0 por cento), segundo dados do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados.

Em março, as taxas de variação anual (tva) destes empréstimos tinham sido de -1,5 por cento no caso dos particulares e -0,5 por cento no caso das empresas.

Para o conjunto da área do euro, as tva nos empréstimos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) foram de 2,4 por cento e 2,9 por cento, respetivamente, por comparação com 2,2 por cento e 3,0 por cento verificadas em março.

De acordo com a informação estatística do BdP, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 139,9 mil milhões de euros no final de abril de 2018, refletindo uma tva de 1,5 por cento, mais 0,9 pontos percentuais do que em março e o valor mais elevado desde outubro de 2016.

Na área do euro, a tva dos depósitos de particulares foi de 3,2 por cento em abril, que compara com 3,4 por cento em março.

Em destaque

Subir