Economia

“Empresas portuguesas continuam como as piores pagadoras”, diz ex-ministro de Passos

O antigo ministro da Saúde no Governo de Pedro Passos Coelho, Paulo Macedo, está agora à frente da Caixa Geral de Depósitos e foi na qualidade de responsável pelo banco público que fez uma declaração controversa ao revelar que “as empresas em Portugal continuam como as piores pagadoras”.

Numa conferência onde se debateram os desafios da economia do interior e das exportações das empresas, tal como a realidade do financiamento bancário, Paulo Macedo revelou surpresa e questionou o facto de as empresas lusas não se financiarem “adequadamente” para “cumprir com as suas obrigações”.

“As empresas em Portugal continuam como as piores pagadoras. Porque é que não se financiam adequadamente para poderem cumprir com as suas obrigações?, questionou o gestor e antigo ministro, em declarações recolhidas pela Renascença.

Em Castelo Branco, Paulo Macedo aproveitou o momento ainda para fazer uma análise da conjuntura financeira portuguesa.

“Neste momento, temos uma conjuntura em que os custos de financiamento estão a níveis historicamente baixos e o que nós sabemos é que temos as taxas de juro mais baixas dos últimos dez anos.”

O antigo titular da pasta da saúde no Governo PSD-CDS salientou ainda que as “taxas poderão aumentar no final deste ano, mas estamos a falar de taxas muito baixas”.

“Também as taxas de juro para as pequenas empresas tiveram um estreitamento, com taxas bastante acessíveis”, sustentou Paulo Macedo.

Em destaque

Subir