Economia

Empresário reduziu o próprio salário para aumentar empregados

E se o seu patrão reduzisse o salário dele para o aumentar a si? Parece uma coisa improvável e, de certa forma até o é. No entanto, nos EUA parece que um patrão mais atento as necessidades dos seus colaboradores tomou uma medida.

Foi isso que aconteceu nos Estados Unidos. Um empresário reduziu o seu salário, imagine-se, de 1 milhão de euros anuais para os 70 mil euros, com o intuito de dar melhores condições de vida aos empregados.

Chama-se Dan Price, e é diretor-executivo na empresa norte-americana Gravity Payments. Dan Price tem apenas 31 anos, mas parece reconhecer que todos os seus colaboradores merecem ter um salário mais justo.

O CEO da Gravity Payments decidiu reduzir o seu vencimento para ‘equilibrar’ os salário e proporcionar aos restantes colaboradores condições de vida ‘aceitáveis’.

Em abril deste ano, Dan Price quis que os seus funcionários recebem 66 mil euros por ano. Para que isso fosse possível, este empresário decidiu reduzir o seu vencimento de 1 milhão de euros/ano para o mesmo vencimento dos colaboradores.

Segundo o The Guardian, a ideia de aumentar os seus colaboradores surgiu durante uma caminhada com uma amiga: “Ela disse-me como um aluguer de 200 dólares estava a complicar a vida dela. Ela trabalhou tanto e merece estar num lugar estável, e quanto mais pensava nisso, mais me deixava perturbado”

“Pensei nas pessoas que trabalham comigo, que cancelam jantares para ajudar clientes, que atendem chamadas em horas de folga… E se realmente acredito nisso, porque os tenho numa situação pior do que a da minha amiga, quando eu estava a ir tão bem?”

Esta decisão trouxe consequências a Dan Price. Teve de alugar a sua casa e mudar o estilo de vida, uma vez que o seu rendimento não seria mais o mesmo. Apesar disso, o empresário sente-se satisfeito pela decisão tomada dizendo que acha justo que as pessoas recebam a quantia necessária para terem uma ‘vida normal’.

 

Em destaque

Subir