Tecnologia

A empresária de 11 anos que vende passwords únicas

Mira Modi

Parece uma menina de 11 anos, mas é uma empresária. Mira Modi ganha a vida criando senhas seguras, que depois vende. Cada password custa dois dólares e o negócio tem feito a fortuna desta nova-iorquina de… 11 anos de idade.

Cinco vezes cinco igual a 25. São cinco palavras, compostas por cinco algarismos, que formam uma palavra-passe quase impossível de adivinhar, mas facílima de reproduzir.

Este método de criar senhas levou uma menina de 11 anos a montar um negócio que está a ser um sucesso. Mira Modi, que gosta de dança e de ginástica como as meninas da idade dela, é também a empresária por detrás do Diceware.

“Comprar uma palavra-passe pode parecer loucura. Mas tentar criar as nossas próprias passwords por ser ainda mais louco. Vamos lá, admita! As suas palavra-passe podem ser melhores. Em vez de 12345 ou password, a sua palavra-passe pode ser mais longa, mas forte e mais… única”, adianta o site da empresa.

E como é que se cria uma senha “mais única” sem cair na tentação de usar a informação básica, como nomes (de familiares ou de animais de estimação), datas e locais? Com a ajuda do dado (‘dice’, em inglês), claro.

“Você rola um dado cinco vezes e anota cada número. Então procura o número de cinco dígitos resultante no dicionário Diceware, que contém uma lista numerada de palavras curtas”, simplificou Mira Modi.

Cada senha é composta por cinco palavras, cada qual correspondendo a um número com cinco algarismos. O método foi criado por Arnold G. Reinhold, um norte-americano que desenvolveu um sistema de algoritmos que fosse complexo na fórmula, mas simples de utilizar.

A única dificuldade pode ser a falta de paciência, o que acabou por ser a sorte de Mira Modi. É que a menina teve como primeira cliente a própria mãe, uma jornalista especializada em questões de segurança online e privacidade.

“Eu comecei este negócio porque a minha mãe era demasiado preguiçosa para rolar os dados tantas vezes [25]. Ela pagou-me para o fazer e criar senhas para ela. Foi então que eu percebi que outras pessoas também o podiam querer”, recordou.

E assim nasceu a Diceware, que fornece a cada cliente uma senha personalizada e fácil de memorizar.

A segurança da palavra-passe é ainda reforçada pela segurança do processo: a ‘encomenda’ segue por uma carta registada “que só pode ser aberta com mandato judicial”, precisou a empresária de 11 anos.

Em destaque

Subir