Tecnologia

Empresa sueca apresenta tecnologia que muda o canal da TV apenas com o olhar

olhar 1Além de facilitar o famoso ‘zapping’, utilizador pode ainda aumentar o som, entre outras funcionalidades. Sistema pode chegar ao mercado no próximo ano.

A feira IFA, especializada em eletrónica de consumo, decorre atualmente em Berlim e as novidades, como acontece todos os anos, são muitas e variadas para diversos públicos.

A Tobii Technology, uma empresa sueca que atua nas áreas de tecnologias controladas através da visão, acaba de apresentar aquele que pode ser o próximo passo da interação entre utilizador e televisor.

Em parceria com a chinesa Haier, a companhia deu a conhecer um novo sistema de controlo da televisão com o olhar. O mesmo permite que o utilizador mude de canal, aumente ou diminua o volume, entre outras funcionalidades.

Na verdade, a tecnologia já existia no mercado. Contudo, foi especialmente criada para pessoas com dificuldades motoras. Agora, caso saia da fase de protótipo, pode ficar disponível para todos.

O sistema é instalado entre a televisão e o utilizador. Para interagir, basta depois olhar para o aparelho, que irá receber o movimento dos olhos e enviar a função para o televisor.

Para já, segundo avança a BBC, existem alguns pontos de interrogação sobre a tecnologia, visto que esta pode encontrar algumas barreiras em pessoas que usem óculos, por exemplo. Certo é que a novidade da Tobii é para já uma das boas novidades da IFA.

Os responsáveis ainda não confirmaram se o sistema irá ser comercializado ou não. Resta portanto aguardar e continuar a usar os comandos convencionais.

Em destaque

Subir