Nas Notícias

Empresa que serve cantinas das escolas de Cascais paga quase 300 mil euros em multas

A Uniself, que detém a concessão do fornecimento de refeições (almoços e lanches) às escolas do 1.º ciclo de Cascais, já foi multada em quase 300 mil euros por um total de 1273 infrações.

De acordo com os dados da autarquia, citados pelo Diário de Notícias, entre 17 de outubro e 31 de janeiro a empresa acumulou 291 820 euros em multas.

“Obviamente”, a Câmara não vai renovar o contrato de concessão no próximo ano letivo, adiantou o vereador da Educação, Frederico Almeida, ao mesmo jornal.

Com uma despesa mensal a variar “entre os 180 e os 200 mil euros”, a autarquia assume que “não deverá pagar” a tranche de fevereiro como forma de garantir que a concessionária cumpra o pagamento das multas.

“Desde dezembro/janeiro tem havido uma diminuição significativa das penalizações e dos incumprimentos por parte da Uniself, mas continuam a existir alguns, que têm que ver sobretudo com o incumprimento do rácio de pessoal”, acrescentou o vereador.

Entre outras infrações, foram também detetados o não cumprimento da quantidade de alimentos, violação de normas de higiene e segurança e atrasos na disponibilização das refeições aos alunos.

Frederico Almeida salientou que a empresa não é a única culpada pela situação, criada por um “sistema perverso” que leva os fornecedores de “80 a 90 por cento” das refeições escolares servidas em todo o País a “esmagar preços para ganhar os concursos”, mesmo sabendo que “não vão conseguir cumprir” o estipulado.

Em destaque

Subir