Economia

Empresa que limpa aviões da TAP vai despedir mais de 100 trabalhadores

A ISS Facility Services, empresa responsável pela limpeza dos aviões da TAP no aeroporto de Lisboa, prepara-se para despedir mais de 100 trabalhadores.

De acordo com a Lusa, a empresa notificou hoje diretamente 116 funcionários, durante o horário e no local de trabalho.

A carta expressava a “comunicação de intenção da ISS Facility Services – Gestão e Manutenção de Edifícios, Lda de proceder a um despedimento coletivo”.

De acordo com a notificação, os trabalhadores a despedir ficam dispensados de comparecer ao serviço a partir de hoje e até à conclusão do processo de despedimento coletivo, “sem perda de retribuição ou qualquer outro direito”.

Os trabalhadores notificados têm agora cinco dias úteis para designar uma comissão que os represente na discussão deste despedimento coletivo junto da empresa, segundo o Código do Trabalho.

A empresa terá invocado como motivo para o despedimento a redução da operação da TAP, devido ao impacto da pandemia de covid-19.

A notificação incluía um anexo, com cerca de 70 páginas, a explicitar todos os motivos do despedimento coletivo, os critérios de seleção dos trabalhadores a despedir e o método de cálculo das compensações, entre outros tópicos.

Em destaque

Subir