Economia

Empresa portuguesa lança primeira rede global de comunicações em vídeo

Novo serviço da VEEDEEO é gratuito e permite que as chamadas entre sistemas de videoconferência sejam tão fáceis de fazer como uma simples chamada telefónica.

A VEEDEEO, uma empresa portuguesa com sede em Lisboa, disponibiliza a partir de hoje uma rede global de sistemas de videoconferência, permitindo que as empresas efectuem vídeo-chamadas entre equipamentos de videoconferência com a mesma facilidade de uma vulgar chamada telefónica.

A rede funciona como um directório global e independente na cloud onde as empresas registam os seus equipamentos de videoconferência (VCs). A cada equipamento de VC é-lhe atribuído um número único e global. Através deste número é possível realizar, ou receber, vídeo-chamadas directamente no próprio

equipamento. Ao receptor basta atender a chamada no respectivo equipamento. A ideia surgiu do facto de ainda não existir, como nas redes telefónicas, uma rede específica para vídeo. “Não existe um sistema centralizado que atribua números a sistemas de videoconferência”, explica o CEO da VEEDEEO, Carlos Tavares.

“Realizar vídeo-chamadas entre sistemas de vídeo é, muitas vezes, extremamente difícil porque implica configurações complexas e abertura externa de redes e outras preocupações de segurança que consomem tempo e requerem expertise técnica”.

Para solucionar este problema, a VEEDEEO criou um sistema cloud central baseado em standards de mercado que dispensa a necessidade das empresas adquirirem quaisquer equipamentos adicionais para realizar vídeo-chamadas com o exterior, promovendo a segurança das redes empresariais nas comunicações em vídeo.

A plataforma da VEEDEEO trata de todas as conversões de IPs públicos e privados de todos os sistemas de vídeo registados, garantindo a privacidade dos mesmos.

A plataforma cloud da VEEDEEO é, dessa forma, uma ponte entre sistemas de videoconferência. Uma empresa pode iniciar uma videoconferência marcando um simples número de 6 dígitos e aguardar que o equipamento de destino atenda tudo isto em segundos.

“Costumamos dizer que esta rede é uma espécie de páginas amarelas da videoconferência, onde qualquer empresa se pode registar de forma gratuita e potenciar a utilização dos seus equipamentos de videoconferência com o mundo inteiro”, conclui Carlos Tavares.

Esta nova plataforma promete revolucionar o panorama das comunicações em vídeo, democratizando a sua utilização e contribuindo para um mundo cada vez mais ligado e próximo.

Em destaque

Subir